Deixe um comentário

Aforismos

Depois de ter passado por uma experiência, não passar por ela novamente é austeridade. Evitar o desnecessário é austeridade. Não antecipar o prazer ou a dor é austeridade. Ter as coisas sob controle em todos os momentos é austeridade. O desejo por si só não é errado. É a própria vida, o desejo de crescer em conhecimento e experiência.
São as escolhas que você faz que estão erradas. Imaginar que alguma coisa pequena – comida, sexo, poder, fama – irão torná-lo feliz é enganar-se. Somente algo tão vasto e profundo como o seu verdadeiro ser pode torná-lo duradoura e verdadeiramente feliz.

Sri Nisargadatta Maharaj

“Não, o verdadeiro buscador, aquele que realmente se empenhasse em achar algo, jamais poderia submeter-se a nenhuma doutrina. Mas, quem tivesse encontrado alguma solução, seria capaz de aprovar toda e qualquer doutrina, todos os caminhos e objetivos, já que nada mais o distanciaria dos milhares de outros homens que viviam na Eternidade e impregnavam-se do Divino.”

(Hermann Hesse, em Sidarta)

Durante nossa vida encontramos muitos professores. Alguns dizem que, na verdade, todos aqueles com quem cruzamos são nossos professores, para o bem ou para o mal. Porém, em nossa trajetória de aprendizado, somente algumas pessoas podemos chamar de Mestres. Segundo a sabedoria oritental, Mestre é aquele que nos traz a luz, aquele que nos tira da escuridão da ignorância. A ignorância de não saber quem somos. Enfim, um Mestre de verdade nos faz sentir, através da sua presença, a proximidade concreta do Mestre Maior olhando para nós através do seu olhar. Nos faz perceber a presença viva do Criador nos oferecendo seu colo, ontem, agora e na eternidade.

Ricardo Coelho

“O principal ato de vontade não é o esforço, mas o consentimento… Tentar obter as coisas pela força de vontade é reforçar o falso eu… Mas à medida que a vontade sobe a escada da liberdade interior, sua atividade torna-se cada vez mais um consentimento para a aproximação de Deus, para o influxo da Graça.”

Thomas Keating

“A dualidade é a fonte de todas as divisões, de todos os conflitos, de todos os sofrimentos.Desde que há dois, eu e não-eu, há medo, atração e repulsa, necessidade de se apossar, angústia de perder”.
Krishna.

“O ser humano não se torna iluminado ao imaginar presença de luz, mas ao conscientizar-se da escuridão”

Carl G. Jung

“Conhecer é conhecer tudo; não conhecer tudo é não conhecer. Para conhecer tudo é preciso conhecer muito pouco, mas, para conhecer esse pouco é preciso primeiro conhecer muito.”
G. I. Gurdjieff

A personalidade se desenvolve como uma necessidade de nos adaptarmos ao mundo, degradando a essência. Nesta degradação, a personalidade se converte em um véu que impede a nossa essência de manifestar-se.Quando descobrimos quais sãos os mecanismos utilizados nesta adaptação, como e quando atuam, nos damos conta de que nossas vidas têm sido nada mais que uma corrida para satisfazer os desejos ou para recusar os sofrimentos.

Pe Roberto Gonçalves

“O ser humano é uma parte do todo que chamamos de “Universo”; uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sensações como algo separado do resto – um tipo de ilusão de ótica de sua consciência. Essa ilusão é uma forma de prisão para nós, restringindo-nos a nossos desejos pessoais e ao afeto por algumas pessoas mais próximas. Nossa tarefa deve ser libertar-nos dessa prisão.”

Albert Einstein


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: