Deixe um comentário

Nutrição

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Maria Goretti Coelho

É comum acharmos que para não ganhar peso devemos abrir mão , ou nos privar dos prazeres  da boa alimentação. Na nossa cultura a palavra dieta  está associada à restrição, regime, algo imposto/prescrito por  alguém. E esse sentimento de estar submetido a algo restrito e desconfortável , faz com que encaremos a dieta como um período  transitório, que tão logo nosso objetivo seja  alcançado, poderemos abandonar .

MAS BONS HÁBITOS ALIMENTARES PRECISAM SER ENCARADOS COMO ALGO QUE DEVEMOS INCORPORAR AO NOSSO DIA A DIA, UMA MUDANÇA DE FORMA DEFINITIVA, SEM QUE SE PERCA O PRAZER DE SE ALIMENTAR.

Pesquisas científicas divulgam  e relatam a importância de uma alimentação equilibrada e saudável para a conquista da qualidade de vida e da longevidade, uma vez que o tipo de alimentação que possuímos reflete de forma direta no nosso corpo. Afinal, nós somos o que comemos e por isso devemos nos alimentar com um pouco de tudo, mas claro que devemos seguir algumas regrinhas .

O ideal é termos um horário certo, para as refeições, e um prato equilibrado com variedade e qualidade, pois ao ingerirmos alimentos inadequados colocamos o nosso  corpo em risco e a chance de desenvolvermos  doenças é muito grande. Dados apontam que a forma mais adequada para comer bem e manter   a saúde em dia é através da reeducação alimentar, pois ela ajuda na prevenção de várias doenças, como: obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e colesterol elevado. Outro que se beneficia muito com a reeducação alimentar é o metabolismo .

Metabolismo é a velocidade com que o corpo queima calorias para se manter vivo e está classificado em basal e total. O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores e entre eles está a  genética, que sozinha corresponde a 80% da taxa metabólica. Os 20% restantes  estão relacionados à idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), ao gênero (é mais acelerado nos homens, por possuírem mais massa muscular), ao tecido muscular (quanto mais músculos, maior e mais veloz será o gasto calórico), entre outros .

DESSE MODO, O IDEAL É QUE CADA UM ENCONTRE A MELHOR FORMA DE SE ALIMENTAR, MANTENDO ASSIM O PESO SAUDÁVEL E A SAÚDE EM DIA. O ESTILO DE VIDA E A ALIMENTAÇÃO AJUDAM A DETERMINAR  O PESO QUE CADA UM  IRÁ TER

Reeducação alimentar envolve um plano alimentar flexível e balanceado, em relação à quantidade de calorias e nutrientes, mudanças efetivas e duradouras de hábitos e de comportamentos. Portanto, o primeiro passo é identificar os hábitos alimentares  e os erros cometidos, entre eles compulsões, atitudes e comportamentos.

DICAS

1 – Mude seus hábitos alimentares de forma gradativa, dessa maneira fica mais fácil seu organismo se adaptar;

2 – Estipule horários para fazer suas refeições;

3 – Alimente-se em locais calmos e de preferência longe da TV;

4 – Não fique longos períodos sem se alimentar;

5 – Deixe seu prato colorido. Todos os grupos de alimentos devem fazer parte da sua alimentação, diariamente;

6 – Você não precisa excluir os alimentos que mais gosta da sua dieta e sim saber quando e quanto comê-los;

7 – Dê preferência a alimentos integrais , ricos em fibras . Esses alimentos têm como objetivo proporcionar a melhora do funcionamento intestinal;

8  – Beba água regularmente;

9 – Evite comidas do tipo fast-food, alimentos industrializados e excesso de doces;

10 – Pratique atividade física diariamente;

11 – Ingira: verduras, frutas e legumes;

12 – Substitua refrigerantes por sucos de frutas;

13 – Evite excessos de carboidratos e frituras. Dê preferência a alimentos grelhados e/ou assados;

14 – Prefira carnes magras como frango e peixes;

15 – Mastigue bem os alimentos.

prato1

Refeição simples, colorida e muito saudável

**********************************************************************************************

VOLTAR AO INÍCIO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: