REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Maria Goretti Coelho
É comum acharmos que para não ganhar peso devemos abrir mão , ou nos privar dos prazeres da boa alimentação. Na nossa cultura a palavra dieta está associada à restrição, regime, algo imposto/prescrito por alguém. E esse sentimento de estar submetido a algo restrito e desconfortável , faz com que encaremos a dieta como um período transitório, que tão logo nosso objetivo seja alcançado, poderemos abandonar .
MAS BONS HÁBITOS ALIMENTARES PRECISAM SER ENCARADOS COMO ALGO QUE DEVEMOS INCORPORAR AO NOSSO DIA A DIA, UMA MUDANÇA DE FORMA DEFINITIVA, SEM QUE SE PERCA O PRAZER DE SE ALIMENTAR.
Pesquisas científicas divulgam e relatam a importância de uma alimentação equilibrada e saudável para a conquista da qualidade de vida e da longevidade, uma vez que o tipo de alimentação que possuímos reflete de forma direta no nosso corpo. Afinal, nós somos o que comemos e por isso devemos nos alimentar com um pouco de tudo, mas claro que devemos seguir algumas regrinhas .
O ideal é termos um horário certo, para as refeições, e um prato equilibrado com variedade e qualidade, pois ao ingerirmos alimentos inadequados colocamos o nosso corpo em risco e a chance de desenvolvermos doenças é muito grande. Dados apontam que a forma mais adequada para comer bem e manter a saúde em dia é através da reeducação alimentar, pois ela ajuda na prevenção de várias doenças, como: obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e colesterol elevado. Outro que se beneficia muito com a reeducação alimentar é o metabolismo .
Metabolismo é a velocidade com que o corpo queima calorias para se manter vivo e está classificado em basal e total. O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores e entre eles está a genética, que sozinha corresponde a 80% da taxa metabólica. Os 20% restantes estão relacionados à idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), ao gênero (é mais acelerado nos homens, por possuírem mais massa muscular), ao tecido muscular (quanto mais músculos, maior e mais veloz será o gasto calórico), entre outros .
DESSE MODO, O IDEAL É QUE CADA UM ENCONTRE A MELHOR FORMA DE SE ALIMENTAR, MANTENDO ASSIM O PESO SAUDÁVEL E A SAÚDE EM DIA. O ESTILO DE VIDA E A ALIMENTAÇÃO AJUDAM A DETERMINAR O PESO QUE CADA UM IRÁ TER
Reeducação alimentar envolve um plano alimentar flexível e balanceado, em relação à quantidade de calorias e nutrientes, mudanças efetivas e duradouras de hábitos e de comportamentos. Portanto, o primeiro passo é identificar os hábitos alimentares e os erros cometidos, entre eles compulsões, atitudes e comportamentos.
DICAS
1 – Mude seus hábitos alimentares de forma gradativa, dessa maneira fica mais fácil seu organismo se adaptar;
2 – Estipule horários para fazer suas refeições;
3 – Alimente-se em locais calmos e de preferência longe da TV;
4 – Não fique longos períodos sem se alimentar;
5 – Deixe seu prato colorido. Todos os grupos de alimentos devem fazer parte da sua alimentação, diariamente;
6 – Você não precisa excluir os alimentos que mais gosta da sua dieta e sim saber quando e quanto comê-los;
7 – Dê preferência a alimentos integrais , ricos em fibras . Esses alimentos têm como objetivo proporcionar a melhora do funcionamento intestinal;
8 – Beba água regularmente;
9 – Evite comidas do tipo fast-food, alimentos industrializados e excesso de doces;
10 – Pratique atividade física diariamente;
11 – Ingira: verduras, frutas e legumes;
12 – Substitua refrigerantes por sucos de frutas;
13 – Evite excessos de carboidratos e frituras. Dê preferência a alimentos grelhados e/ou assados;
14 – Prefira carnes magras como frango e peixes;
15 – Mastigue bem os alimentos.