7 Comentários

Professores/Tradição

Linhagem de ensinamento do Dakshina Tantra

Guru Shishya Parampara (tradição Guru-Discípulo):

Desde milênios, o conhecimento do Tantra Yoga vêm sendo transmitido de Guru a Discípulo, inicialmente apenas pela tradição oral e mais tarde também através das escrituras tântricas (a partir do século V d.C.). Por isso, como em todas as grandes tradições de sabedoria, a linhagem de ensinamento é bastante valorizada. No nosso caso, essa linhagem tem sua referência mais antiga conhecida no Maharish Kartikeya, que viveu até o início do séc. XX. Diz-se que ele viveu 300 anos, mas, segundo os historiadores, era muito comum naquela época os discípulos assumirem o mesmo nome do seu antecessor, o que explicaria essa afirmação de forma aceitável para nós ocidentais (de qualquer forma, isso faria remontar a linhagem ao séc. XVIII). Veja abaixo um pouco das histórias dos mestres precursores e de seus discípulos.

Maharishi Kartikeya

Precursor do Dakshina Tantra, viveu até o início do século 20 (1953) na Índia. Teria vivido 300 anos e era considerado uma encarnação do Sr. Rama. Nasceu numa família brahmana, em Utar Pradesh, e desde cedo demonstrou profundo conhecimento das escrituras sagradas. Ainda criança, colocado diante do épico Mahabharata, escrito em Sânscrito, teria lido com facilidade e fluência. Logo após sua cerimônia sacra, deixou sua casa e foi viver nos Himalaias.

Ao descer as montanhas, em peregrinação pela Índia, estabeleceu-se nas florestas de Badrinatha, de onde saiu e começou a ensinar. Grande mestre de Yoga, dedicou-se ao bem-estar da humanidade difundindo raras e valiosas técnicas comprovadamente eficazes na cura de doenças, proporcionando aos indivíduos estabilidade e pureza mental.

Swami Dhirendra Brahmachari

Nascido em 1924 em Bihar e falecido em 1994, em uma queda de avião. Mestre renomado e querido pelos indianos, cresceu sob a orientação de Kartikeya, a quem passou a seguir em suas andanças por toda a Índia e de quem herdou os ensinamentos do Yoga, seus tesouros mais altos e seus mistérios. Foi o guru que o iniciou na prática da Yoga Suksma Viyayama, da qual não há textos disponíveis. Viveu em peregrinação cuidando dos cinco ashrams (centros de estudos) de Yoga criados por Kartikeya. Foi o guia espiritual de Neruh, o primeiro presidente da Índia após a independência do país e da Primeira Ministra Indhira Gandhi.

Swami Dattatreya Maharaj

Discípulo direto de Dhirendra e encarregado do Vishwayatan Yogashram, em Nova Déli, um dos cinco centros de estudos e formação de Yoga criados por Kartikeya, renunciou a todo o tipo de bem material e foi viver nos Himalaias, em Badrinath, de onde saía em peregrinação para ensinar.

Yoguiraj Paulo Murilo Rosas

Dirigente e professor do Kailasa – Centro de Yoga e Terapias, estudou com os mestres Dhirendra e Datattreya no Vishwayatan Yogashram, em Nova Déli (1976-78), e trouxe os ensinamentos do Tantra para o Brasil e América do Sul. Foi também aluno de Mantra Yoga do Swami Devananda Maharaj e de Hatha Yoga de B.K.S.Iyengar. Em sua última viagem à Índia, por ter adquirido grande experiência e conhecimento, recebeu de seu mestre, Swami Dattatreya, o título de Yoguiraj, professor dos professores. Fundou em 2000 a Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga (ABDTY), da qual é hoje Conselheiro vitalício. É professor do Curso de Formação de Profissionais de Dakshina Tantra Yoga no Rio de Janeiro e em Fortaleza, Recife e Porto Alegre. Coordena cursos de aprofundamento em Dakshina Tantra e ministra palestras em todo o Brasil, Portugal e Argentina. É sócio benemérito da Associação Argentina de Professores de Yoga. Escreveu cinco livros e diversos trabalhos sobre o Dakshina Tantra.

Ric2015Prof. Ricardo Coelho

Ex-Oficial da Marinha Mercante, atualmente Fiscal de Atividades Econômicas da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ricardo Coelho Iniciou sua prática no Yoga em 1996 com a professora Yeda Aldrighi, uma das pioneiras do Yoga no Brasil, com a qual foi iniciado nos fundamentos básicos do Hatha Yoga e ViniYoga. É praticante de Dakshina Tantra Yoga e discípulo de Paulo Murilo Rosas desde 2003. Formou-se como Profissional de Dakshina Tantra Yoga pela Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga (2003 a 2005). Foi professor do Kailasa, Academia do Prof. Paulo Murilo Rosas, em 2004/2005( Copacabana, Rio); Espaço Essencial (São Francisco, Niterói) e Núcleo Dalillah Zhuk (Icaraí, Niterói). Co-fundador do Bhadrajaya – Núcleo de Yoga, Shiatsu e Terapias, que funcionou de 2006 a 2009. Atualmente é dirigente e professor do Vâtâyana Espaço de Yoga, com sede em Icaraí, Niterói, RJ.  Foi Presidente da ABDTY – Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga de 2008 a 2012. É professor titular do Curso de Formação de Profissionais de Dakshina Tantra Yoga do Rio de Janeiro desde 2009. Autor do livro “Energias Sutis no Yoga – Pranayamas, Kriyas, Bandhas e Mudras”.

Prof. Maria Goretti Coelho

Nutricionista formada pela Universidade Federal Fluminense, é praticante de Yoga desde 1998. A partir de 2004 começou a praticar Dakshina Tantra e encantou-se com os resultados desta disciplina milenar. Concluiu o Curso de Formação em Dakshina Tantra Yoga pela ABDTY no ano de 2008. Fez o curso básico de Shiatsuterapia e Dietética Chinesa com Gerson Coelho e pesquisa a integração dos conceitos orientais e ocidentais de nutrição e saúde. Foi professora do Bhadrajaya de 2008 a 2009. É professora titular do Vâtâyana Espaço de Yoga, em Icaraí. Atuou também como professora assistente do Curso de Formação de Profissionais de Dakshina Tantra em 2009-10.

Prof. Marcia Portela

Marcia Portela é museóloga, com mestrado em Memória Social pela Uni-Rio. Trabalha na Fundação Oswaldo Cruz . Começou sua prática de yoga em 1997 com a professora Yeda Aldrighi, uma das pioneiras do yoga no Rio de Janeiro. Pratica Dakshina Tantra Yoga desde 2005 e concluiu o Curso de Formação de Profissinais de Dakshina Tantra Yoga pela ABDTY em 2012 (2011-12). Fez o curso básico de Shiatsuterapia e Dietética Chinesa com Gerson Coelho e  o curso de Formação em Ayurveda da Associaçao Brasileira de Ayurveda (ABRA). Ensinou Dakshina Tantra no Vatayana – São Francisco de 2012 a 2016. Atualmente é professora titular do Vatayana Icaraí.

Onde praticar Dakshina Tantra no Rio de Janeiro e outros Estados?  clique aqui

VOLTAR AO INÍCIO

Anúncios

7 comentários em “Professores/Tradição

  1. ola os horarios para pratica em icarai e sao francisco sao somente esses que estao no site? grata, vivian viviszt@hotmail.com

  2. Preciso fazer…estou muito angustiada

  3. Qual o endereço em São Francisco – Niterói?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: