Linhagem de ensinamento do Tantra
Guru Shishya Parampara (tradição Guru-Discípulo):
Desde milênios, o conhecimento do Tantra Yoga vêm sendo transmitido de Guru a Discípulo, inicialmente apenas pela tradição oral e mais tarde também através das escrituras tântricas (a partir do século V d.C.). Por isso, como em todas as grandes tradições de sabedoria, a linhagem de ensinamento é bastante valorizada. No nosso caso, essa linhagem tem sua referência mais antiga conhecida no Maharish Kartikeya, que viveu até o início do séc. XX. Diz-se que ele viveu 300 anos, mas, segundo os historiadores, era muito comum naquela época os discípulos assumirem o mesmo nome do seu antecessor, o que explicaria essa afirmação de forma aceitável para nós ocidentais (de qualquer forma, isso faria remontar a linhagem ao séc. XVIII). Veja abaixo um pouco das histórias dos mestres precursores e de seus discípulos.

Maharishi Kartikeya
Precursor do Dakshina Tantra, viveu até o início do século 20 (1953) na Índia. Teria vivido 300 anos e era considerado uma encarnação do Sr. Rama. Nasceu numa família brahmana, em Utar Pradesh, e desde cedo demonstrou profundo conhecimento das escrituras sagradas. Ainda criança, colocado diante do épico Mahabharata, escrito em Sânscrito, teria lido com facilidade e fluência. Logo após sua cerimônia sacra, deixou sua casa e foi viver nos Himalaias.
Ao descer as montanhas, em peregrinação pela Índia, estabeleceu-se nas florestas de Badrinatha, de onde saiu e começou a ensinar. Grande mestre de Yoga, dedicou-se ao bem-estar da humanidade difundindo raras e valiosas técnicas comprovadamente eficazes na cura de doenças, proporcionando aos indivíduos estabilidade e pureza mental.

Swami Dhirendra Brahmachari
Nascido em 1924 em Bihar e falecido em 1994, em uma queda de avião. Mestre renomado e querido pelos indianos, cresceu sob a orientação de Kartikeya, a quem passou a seguir em suas andanças por toda a Índia e de quem herdou os ensinamentos do Yoga, seus tesouros mais altos e seus mistérios. Foi o guru que o iniciou na prática da Yoga Suksma Viyayama, da qual não há textos disponíveis. Viveu em peregrinação cuidando dos cinco ashrams (centros de estudos) de Yoga criados por Kartikeya. Foi o guia espiritual de Neruh, o primeiro presidente da Índia após a independência do país e da Primeira Ministra Indhira Gandhi.
Swami Dattatreya Maharaj
Discípulo direto de Dhirendra e encarregado do Vishwayatan Yogashram, em Nova Déli, um dos cinco centros de estudos e formação de Yoga criados por Kartikeya, renunciou a todo o tipo de bem material e foi viver nos Himalaias, em Badrinath, de onde saía em peregrinação para ensinar.
Prof. Ricardo Coelho
Ricardo Coelho
Pós graduado em Gestão Emocional nas Organizações – Cultivating Emotional Balance, no Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa em convênio com o Santa Barbara Institute for Consciousness Studies – 2021. Ex-Oficial da Marinha Mercante, atualmente exerce a função de Fiscal de Atividades Econômicas na Prefeitura do Rio de Janeiro.
No yoga Iniciou sua prática no ano de 1996 com a professora Yeda Aldrighi, uma das pioneiras do Yoga no Brasil, com a qual foi iniciado nos fundamentos básicos do Hatha Yoga e ViniYoga. É praticante de Dakshina Tantra Yoga e discípulo de Paulo Murilo Rosas desde 2003. Formou-se como Profissional de Dakshina Tantra Yoga pela Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga (2003 a 2005). Foi professor do Kailasa, Filosofia Yoga e Terapias, em 2004/2005. Em 2006 fundou o Vâtâyana Espaço de Yoga, com sede em Icaraí, Niterói, RJ onde é Dirigente e Professor. Foi Presidente da ABDTY – Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga de 2008 a 2012. É professor titular do Curso de Formação de Profissionais de Dakshina Tantra Yoga do Rio de Janeiro desde 2009. Autor do livro “Energias Sutis no Yoga – Pranayamas, Kriyas, Bandhas e Mudras”.
Pratica meditação budista com o Lama Alan Wallace desde 2015.

Prof. Maria Goretti Coelho
Nutricionista formada pela Universidade Federal Fluminense, é praticante de Yoga desde 1998. A partir de 2004 começou a praticar Dakshina Tantra e encantou-se com os resultados desta disciplina milenar. Concluiu o Curso de Formação em Dakshina Tantra Yoga pela ABDTY no ano de 2008. Fez o curso básico de Shiatsuterapia e Dietética Chinesa com Gerson Coelho e pesquisa a integração dos conceitos orientais e ocidentais de nutrição e saúde. Foi professora do Bhadrajaya de 2008 a 2009. É professora titular do Vâtâyana Espaço de Yoga, em Icaraí. Atuou também como professora assistente do Curso de Formação de Profissionais de Dakshina Tantra em 2009-10.
Prof. Marcia Portela
Marcia Portela é museóloga, com mestrado em Memória Social pela Uni-Rio. Trabalha na Fundação Oswaldo Cruz . Começou sua prática de yoga em 1997 com a professora Yeda Aldrighi, uma das pioneiras do yoga no Rio de Janeiro. Pratica Dakshina Tantra Yoga desde 2005 e concluiu o Curso de Formação de Profissinais de Dakshina Tantra Yoga pela ABDTY em 2012 (2011-12). Fez o curso básico de Shiatsuterapia e Dietética Chinesa com Gerson Coelho e o curso de Formação em Ayurveda da Associaçao Brasileira de Ayurveda (ABRA). Ensinou Dakshina Tantra no Vatayana – São Francisco de 2012 a 2016. Atualmente é professora titular do Vatayana Icaraí.
Onde praticar Dakshina Tantra no Rio de Janeiro e outros Estados? clique aqui